Brasil elege a Primeira Mulher Presidente
Trajetória de Dilma Rousseff
- Nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte (MG).
- Durante o regime militar, integrou organizações de esquerda clandestinas, foi presa e torturada.
- No Rio Grande do Sul, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT).
- Filiou-se ao PT em 2001. Formada em economia, Dilma foi secretária de estado no Rio Grande do Sul.
- Como ministra da Casa Civil, Dilma assumiu a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos carros-chefe do governo. Foi apelidada por Lula de 'mãe do PAC’.
- Na Casa Civil, ela sucedeu, em 2005, José Dirceu, homem forte do governo, que deixou o cargo atingido pelo escândalo do mensalão, em que parlamentares teriam recebido dinheiro para votar a favor de projetos do governo – ele sempre negou participação no suposto esquema.
- No governo, Dilma também ocupou o cargo de ministra das Minas e Energia. Quando Lula se elegeu presidente para o primeiro mandato, sucedendo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ela participou da equipe que formulou o plano de governo do PT na área energética e do governo de transição.
- Antes de tornar-se candidata, Dilma revelou que estava se submetendo a um tratamento contra um linfoma, câncer no sistema linfático, que havia descoberto em abril de 2009 a partir de um nódulo na axila esquerda, em um exame de rotina, em fase inicial.
- Dilma concluiu o tratamento de radioterapia e disse estar curada. Ela chegou a raspar o cabelo devido às sessões de quimioterapia, o que a fez usar peruca durante sete meses. Boletim médico de agosto deste ano indicou que o estado de saúde é considerado "excelente".
- 31 de outubro 2010 - Eleita primeira mulher presidente do Brasil
Uma campanha em que temas morais e religiosos ofuscaram propostas concretas sobre temas importantes à nação, Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente da história brasileira. A candidata petista derrotou o tucano José Serra em um segundo turno.
História já está sendo feita no Brasil...gostando ou não, todos os cidadãos vão ter que respeitar a Democracia e torcer por um bom governo.
E que os próximos anos sejam ainda melhores do que foram os últimos 8 anos!!!
Sorte para Dilma!!!