sábado, 30 de julho de 2016

BALZAQUEANDO 2

Matéria publicada no Portal Balzaqueando.com


A Engenheira de Software que faz diferença para Tecnologia do Brasil -http://balzaqueando.com/2016/editorias/tecnologia/a-engenheira-de-software-que-faz-diferenca-para-tecnologia-do-brasil/


A Engenheira de Software que faz diferença para Tecnologia do Brasil




Por Fernanda Amorim – fernanda.amorim@balzaqueando,com

Em pleno século XXI, a participação das mulheres no Universo Tecnológico ainda enfrenta dificuldades para aceitação, porém algumas empresas e instituições nacionais e internacionais estão confiantes e acreditam que pode mudar e começaram a oferecer patrocínio.

A participação feminina é de grande importância e faz diferença para o mercado de TI (Tecnologia da Informação), porque oferece oportunidades para mudar a visão e contribuindo com a igualdade de gênero no campo da Ciência e Tecnologia. Um exemplo de mulher que faz essa diferença e buscam seu lugar ao sol é a Engenheira de Software, Camila Fernandes Achutti.

A jovem que sonha em usar a tecnologia para transformar a vida das mulheres. Trabalha como CTO (diretora de tecnologia) e é fundadora de duas empresas, a Ponte21 e o Mastertech. A primeira empresa é uma agência de inovação que usa tecnologia tanto para transformar a cultura de organizações quanto para implementar otimizações complexas. OMastertech é plataforma de educação com habilidades do século XXI, que é localizado no CUBO Coworking, promovendo a conexão das ideias com as pessoas para transformar em negócios, aproximando empreendedores, investidores, universidades, corporações e startups (jovens e buscam a inovação em qualquer área).

Criadora do blog Mulheres na Computação que é a maior referência no assunto na América Latina, tornando-se uma referência na luta contra a diversidade, recebendo prêmios nacionais e internacionais em reconhecimento a suas iniciativas.

Formada em Ciência da Computação pelo IME – USP (Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo) e mestranda da mesma universidade e foi convidada a fazer um estágio no Google na Califórnia, sediada no Vale do Silício, porém logo decidiu voltar para o Brasil para empreender e mostrar o poder que a tecnologia de mudar à vida das mulheres.

Em 2013 o Technovation Challenge chegou na vida da Camila Achutti tornando-a  Embaixadora do Technovation Challenge Brasil e aproximando-a das meninas  para dar uma oportunidade de ensinar e a identificar os problemas para tentar solucioná-los, e provar que é possível trabalhar com informática; uma área que não é só masculina.

Com o trabalho reconhecido nacionalmente e internacionalmente faz a Embaixadora Camila Achutti ganhar o Prêmio Women of Vision 2015 na categoria Student, sendo um feito inédito para uma mulher da América Latina, como conta emocionada para o portal:
– “Foi incrível! Um reconhecimento! Me senti ganhando ainda mais vida para continuar lutando…”

Camila Achutti deixou uma dica para as leitoras do portal que gostariam de mudar suas vidas e empreender no mercado de Tecnologia da Informação:
– “Comecem a estudar, independente de vocês queiram ou não programar, saber como se constrói o produto digital é muito importante. E tenham muita resiliência para se tornarem empreendedoras de sucesso”.

Como tudo começou
Seu primeiro dia de aula na faculdade de Ciência da Computação na USP (Universidade de São Paulo), Achutti percebeu na pele o que era ser a única mulher ingressar num curso de TI e quase desistiu, mas com apoio de sua mãe e o incentivo ao encontrar uma foto da primeira turma do curso, na qual 70% eram mulheres seguiu em frente e acreditou em si.

O interesse por tecnologia começou desde pequena como conta para portal:
– “Meu pai. Cresci o ouvindo ditar código em COBOL pelo telefone, o que na época era uma língua alienígena que resolvia problemas e só algumas pessoas especiais falava e eu obviamente não queria ficar fora dessa.” A importância do assunto estimulou e fez crescer o interesse em fazer parte desse universo.

Referências
Uma das principais referências e empreendedorismo feminino que conheceu através dos seus estudos foram Ada Lovelace, Grace Hopper, Heddy Lammar, Stephanie Steve e tantas outras.

Blog Mulheres na Computação
No dia a dia percebeu como era os esforços de estudantes que sofrem uma desigualdade na área de TI por causa do machismo velado, começou a escrever um blog de maneira simples na tentativa de ajudar estudantes há compreenderem um pouco mais sobre o curso de computação.

O Blog ganhou grande visibilidade chamando atenção do Google, que fez um convite para Camila Achutti para fazer um estágio no Computer Science Academy, e tornou-se referência para as estudantes, trazendo para o Brasil o Technovation, um programa que desafia meninas para viver num mudo melhor.

Technovation Challenge Brasil
Em 2013 chega ao Brasil o programa Technovation que desafia meninas de Ensino Fundamental, Médio e Universitário a criar, desenvolver um aplicativo que as ajude e ensine a lidar com seus problemas de moradia e obterem uma oportunidade de mudar suas vidas. E quando Engenheira de Software Camila Achutti torna-se Embaixadora do Technovation Challenge Brasil se dedicando a estimular a participação de mulheres na área tecnológica e provar que é possível trabalhar nessa área que não é só de homens.

Prêmio Women of Vision 2015
Trabalho reconhecido mundialmente faz Camila Achutti ganhar o prêmio Women of Vision 2015 sendo um feito inédito para uma mulher da América Latina.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

BALZAQUEANDO 1

Matéria publicada no Portal Balzaqueando.com 

Blogueira Amanda Rodrigues vira influência para as mulheres - http://balzaqueando.com/2016/editorias/empreendedorismo/blogueira-amanda-rodrigues-vira-influencia-para-as-mulheres/


Blogueira Amanda Rodrigues vira influência para as mulheres




Por Fernanda Amorim – fernanda.amorim@balzaqueando.com

A Jornalista e Blogueira carioca, Amanda Rodrigues é criadora do conceito assumidíssima de ser e viver, tornando assim uma referência para as mulheres brasileiras na Internet.
Uma mulher sempre ligada com seus direitos e deveres, defende a vida e valoriza o feminismo, acreditando que as mulheres se unindo podem eliminar com todo o mal que as mulheres sofrem por causa dessa sociedade machista em que vivemos, como por exemplo lutando contra a cultura do estupro e a violência doméstica.
Além de dona de casa e empreendedora, também já apresentou de um programa na rede NGT, de um programa que tinha o nome de seu conceito: Assumidíssimas com Amanda Rodrigues.
No programa criou um novo modo de falar, os seus superlativos ‘íssimos’, e ‘íssimas’ deram um toque especial em seus textos, levando para o blog e gerando grandes visualizações e muitos seguidores.
Atualmente a blogueira possui mais de 90 mil seguidores em seu instagram, e seu site possui enorme visitação mensal, o que comprova que a febre assumidíssima, está tomando conta da cabeça das mulheres.
Quem acessa o blog amandarodriguesrj.com.br, encontra os mais diversificados assuntos, entre eles, beleza e estética e os mais polêmicos: direitos das mulheres e dos consumidores chamando a atenção constantemente das empresas.
As empresas das regiões da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes procuram para formar parcerias e sociedades para que todas possam obter maior visibilidade com a blogueira, que possui um público fiel.
O seu jeito extrovertido, faz com que as pessoas de seu bairro a reconheçam na rua e parem para cumprimentá-la pela iniciativa de montar um blog em defesa da mulher.
Ela afirma que o conceito assumidíssima, embora criado e idealizado sozinha, é um conceito do qual toda mulher pode e deve se apoderar, pois todas devem assumir sua posição frente à sociedade.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Roteiro Casas dos Países: os endereços mais concorridos das Olimpíadas!

Matéria publicada no dia 28 de julho de 2016, no site Rio de Graça



#Rio2016 Roteiro Casas dos Países: os endereços mais concorridos das Olimpíadas!



Legado dos Jogos: as Casas dos Países! Também chamadas de “casas de hospitalidade” ou “Casas Olímpicas”, este locais são montados por delegações de países que irão participar da Rio 2016, para compartilhar suas culturas e reunir torcedores.

Serão 21 locais abertos ao público, e cada país inova de um jeito, seja pelo estilo da casa (a de Portugal é um barco!), localização (a da Holanda é na Lagoa) ou atrações (Suíça vem com patinação no gelo). A maior parte das casas é de graça!

Tem também uma contrapartida bacana: em troca dos lugares cedidos pela prefeitura, os países se comprometeram com reforma de escolas, doação de equipamentos, capacitação de educadores, etc. Já também contrapartidas culturais. A Dinamarca, por exemplo, vai doar uma maquete do Rio feita em Lego!

Além dos países, as marcas patrocinadoras das Olimpíadas também terão seus espaços exclusivos, confira aqui.

– Não tem ingresso para os Jogos? Fizemos uma seleção dos esportes que podem ser vistos de graça! Confira nossa lista aqui – 

Conheça as casas mais legais que estarão presentes na cidade e monte sua programação:

+ Baixo Suíça
Onde: campo de beisebol na Lagoa
Quando: 1/8 a 18/9 – 11h às 23h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… na Copa foi a casa queridinha dos cariocas e promete manter esse título. Para as Olimpíadas vem com um rinque de patinação no gelo para 50 pessoas que, à noite, se transforma em pista de dança, com direito a bar gelado!

Foto: O Globo

+ Casa da Holanda
Onde: Clube Monte Líbano – Lagoa
Quando: 5 a 21/8 – 11h às 1h
Quanto: 45 EUROS!😦
Imperdível porque… de dia vão rolar diversas práticas esportivas, além de aulas de standup paddle em Ipanema e, à noite, festas com DJs.

+ Casa da Áustria
Onde: Clube do Botafogo – Botafogo
Quando: 4 a 21/8 – 10h às 23h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… um grande restaurante e uma padaria irão oferecer iguarias, como os pães semmeln e o kornspitz – feito de centeio, trigo, farelo de soja, linhaça e sal – e o prato wiener schnitzel, uma espécie de bife milanesa. A gente passou por lá e conta tudo aqui



+ Casa da República Tcheca
Onde: Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen – Barra
Quando: 5 a 21/8 – 11h às 0h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… transmissões de competições e comemorações com atletas tchecos, cultura e gastronomia do país e degustação de cerveja da República Tcheca.


+ Casa da Colômbia
Onde: Centro Cultural do Ministério da Saúde – Praça XV
Quando: 4 a 21/8 – 10h às 20h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… exposições, telão com jogos e degustação de cafés colombianos (um dos melhores do mundo!) e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó.



+ Casa da França – 12 às 2h
Onde: Sociedade Hípica Brasileira – Lagoa
Quando: 5 a 21/8
Quanto: R$20
Imperdível porque… food truck com assinatura de Claude Troisgros, competição entre atletas franceses e torcedores em provas de tiro com arco, tênis de mesa, badminton, judô e taekwondo.

+ Casa de Portugal
Onde: Navio Escola Sagres, atracado no Cais da Portuguesa – Ilha das Cobras
Quando: 3 a 22/8 – 10h às 23h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… o navio-velerio, construído em 1937, ficará aberto para visitação, com degustações de vinhos do Douro e do Alentejo e apresentações de iguarias locais.

A Casa de Portugal é um navio!
+Casa Brasil
Onde: Pier Mauá – Zona Portuária
Quando: 4/8 a 18/9 – 10h às 20h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… será montado um boulevard olímpico, com telões e palco para shows, atividades para crianças, oficina de preparação de café e degustações de chocolate, cachaça e vinho.

+ Casa África
Onde: Casashopping – Barra
Quando: 5 a 21/8 – 14h às 22h – atenção: o horário de abertura da casa é as 14h e não 12h, como está no site oficial da Rio 2016.
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… será o QC das 54 delegações africanas, com exposições, desfile de moda e um tour virtual pelo continente a bordo de um avião.


O simulador da Casa da África


+ Casa da Austrália
Onde: Centro de Convenções Bolsa do Rio – Praça XV
Quando: 6 a 12/8 – 11h às 19h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiência de turismo em realidade virtual e seminários para quem deseja estudar no país.

+ Casa da Dinamarca
Onde: Posto 10 – Ipanema
Quando: 2 a 21/8 – 11h às 22h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… exposições interativas, shows, palestras e um parque infantil da Lego. 

Foto: Henning Larsen Architects
+ Casa da Finlândia
Onde: Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Quando: 13, 14, 20 e 21/8 – 10h às 16h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… o público poderá visitar o Papai Noel e conhecer um pouco da tradição finlandesa.

+ Casa do Japão
Onde: Praça XV (Centro) e Cidade das Artes – Barra 
Quando: 5 a 21/8 e 7 a 18/9, 12h/20h (dias 7/8 e 17/9, apenas convidados)
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… Tóquio será sede das próximas Olimpíadas, em 2020, então promete caprichar na sua casa carioca. A do Centro contará mostra de obras e workshops de artistas japoneses e brasileiros, criados a partir de atuação em instituições de assistência social no Brasil. Na Barra, a casa promete uma “Omotenashi Japonesa” – a tradicional hospitalidade japonesa.


+ Casa da Alemanha
Onde: Posto 11 – Leblon
Quando: 4/8 a 1/9 – 14h30 às 21h30
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque…torneios esportivos com premiação, atividades para crianças, shows e workshop de cerveja artesanal.

Casa da Alemanha
+ Casa  México
Onde: Museu Histórico Nacional – Centro
Quando: 3/8 a 15/9 – 10h às 17h30
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… terá três exposições, sobre arqueologia mexicana, Frida Kahlo para crianças e a realização das olimpíadas por lá, além de um espaço contando sobre as opções de turismo no país.

+ Casa do Qatar
Onde: Casa Daros -Botafogo
Quando: 4 a 21/8 – segunda a quinta, 18h/22h; sextas e sábados, 15h/0h; domingos, 15h/22h
Quanto: R$20 – tem que fazer a inscrição prévia no site Bayt Qatar. O valor inclui duas comidinhas do Alex Atala! \o/
Imperdível porque… demonstrações de pintura de henna, oficinas de caligrafia árabe, cabine de fotos com vestimentas típicas, simulação de corrida de camelos em 3D e gastronomia com Alex Atala.
Já fomos conhecer a Bayt Qatar e contamos tudo aqui!



+ Casa da Jamaica
Onde: Praça Santos Dumont – Baixo Gáveia
Quando: 11 a 21/8 – 16h às 1h
Quanto: entrada gratuita
Imperdível porque… vão apresentar mais da cultura do país, principalmente no atletismo, já que é a nação do Usain Bolt.

+ Casa do Reino Unido
Onde: Parque Lage – Jardim Botânico
Quando: 5 a 21/8 – 9h às 22h
Quanto: entrada gratuita, mas precisa registrar antecipadamente no site britishhouserio.com
Imperdível porque… além do contato com os atletas, vai rolar um programa cultural e de negócios cobrindo uma variedade de temas que inclui de investimentos a esporte e de música às indústrias criativas.

British House

Mais informações no site da Rio 2016.

Fonte: https://riodegraca.com/2016/07/28/rio2016-roteiro-casas-dos-paises-os-enderecos-mais-concorridos-das-olimpiadas/