terça-feira, 28 de abril de 2015

Ato em Defesa da Inclusão dos Jornalistas do Rio no Piso Regional

Matéria divulgada pelo Sindicato Jornalistas Profissionais Rio


A ofensiva sobre os direitos dos trabalhadores no Brasil afeta os jornalistas diretamente. O governo do Rio de Janeiro, por exemplo, se curva aos empresários da comunicação no Estado e impede que a nossa categoria faça parte da lei do piso regional, como a maioria das profissões.

A inclusão dos jornalistas na última faixa do piso regional (R$ 2.432,72) foi aprovada pela Assembleia Legislativa em março, mas vetada posteriormente pelo governador Pezão. A decisão foi influenciada por donos de órgãos de mídia do interior do Estado, que alegaram a possibilidade de uma 'onda de demissões' de jornalistas. Francamente!

Está claro também que o veto ao piso também serve aos interesses do aparato de comunicação que atende ao governo estadual na capital, seja em assessorias de imprensa, emissoras de TV, rádios, sites e jornais.

Vale lembrar que a cidade do Rio de Janeiro é um dos raros casos no Brasil onde jornalistas não têm piso salarial fixado em lei ou convenção coletiva.

Não podemos permitir mais esse absurdo. Temos que pressionar os deputados estaduais a derrubarem o veto à inclusão dos jornalistas no piso. Além de garantir o benefício inegável à uma categoria profissional tão maltratada, daremos um recado claro a esses empresários de que não vamos baixar nossas cabeças.

Todos à Assembleia Legislativa do Rio no dia 14, às 15h, para dizer: #liberaopisoalerj

Nenhum comentário:

Postar um comentário