terça-feira, 26 de maio de 2015

8º Encontro de Cinema Negro - Brasil, África, Caribe e EUA




SESSÃO – 14H30
Titulo – Jurema – 16 min - Brasil - Direção – Clementino Junior
Sinopse - Registro Íntimo do Ritual da Jurema, como é feito na Umbanda da Irmandade Cercado de Boiadeiro em Sepetiba, Rio de Janeiro, sob o comando da Iialorixá e atriz Chica Xavier.
Classificação – Livre

Titulo – Vovó Leontina – 15 min - Brasil - Direção – Pedro Paulo Rosa
Sinopse - “Vovó Leontina” é um filme produzido com apoio do edital “Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual”, do Ministério da Cultura.
Classificação – Livre

Titulo – Entreturnos – 82 min - Brasil - Direção – Edson Ferreira
Sinopse – : Beto (Paulo Roque) é um cobrador de ônibus casado com Gilda (Janaína Kremer), que anseia ter um filho. Quando Beto se aproxima de Leia (Lorena Lima), dona do bar que ele frequenta, conhece Valcir (Luis Miranda), um estrangeiro recém-chegado na cidade que vai completar o triângulo amoroso que resulta numa gravidez. Em meio às dificuldades em lidar com esta situação, os personagens circulam pela cidade e descobrem mais sobre si mesmos, enquanto aprendem a enfrentar seus conflitos pessoais.
Classificação – 12 anos

SESSÃO – 16H30
Titulo - Onã – 5 min - Brasil - Direção – Coletivo CRUA
Sinopse - O filme foi realizado (do roteiro a finalização), em 72 horas utilizando cenários do Cais do Porto como a Valongo, Cemitério dos pretos novos, Pedra do Sal, Morro da Conceição e Perimetral
Classificação - Livre

Titulo - Canjerê, o encontro ancestral – 11 min
Pais de origem - Brasil
Direção – Alexandre Rosa
Sinopse - O título revela a reuniâo de negros que enfeitiçam pelo fazer artístico. Nesse encontro entre sagrado e profano, Mãe Beata de Iemanjá fala do cineasta Zózimo Bulbul como ser ancestral presente em todos os espaços em que se fala de cinema negro. A Ialorixá revela como uma griot seu olhar político- cultural.
Classificação - Livre

Titulo - Alô Rainha da bateria – 30 min - Brasil - Direção – Jorge Coutinho
Sinopse – Preocupado com o rumo das escolas de samba, Jorge Coutinho dirigiu o média metragem que conta com o depoimento de personalidades do samba como Rubem Confete, Eliana Pittman, Quitéria Chagas, Milton Gonçalves entre outros, a intenção é mostrar a importância de uma rainha de bateria da comunidade com samba no pé.
Classificação – Livre

Titulo - Mbeubeuss: o solo da esperança”
Titulo Original - Mbeubeuss: Le Terreau de I’Espoir” - 95 min
Senegal - Diretor – Nicolas Sawalo Cissé
Sinopse – Mbeubeuss é um lixão localizado em Dakar... O poeta Ramagélissa vagueia a cena recitando poemas dedicados à terra… O poeta encontra um bebê abandonado, adota e educa-o com amor pela natureza... 
Classificação – 10 anos

SESSÃO 18H30
Titulo - Oya: rise oh the Orishas – 12 min - Nigéria
Diretor – Nosa Igbinedion
Sinopse - “Oya: rise of the Orisha” é uma aventura mística e conta a estória de uma jovem mulher, Adesuwa, que se transforma em uma deusa guerreira e temível, Oyá, o Orixá da mudança. Adesuwa tem a missão para manter a porta fechada entre o Orixá e a humanidade.
Classificação – Livre

Titulo - Afripedia GANA – 30 min – África do Sul - Diretor – Teddy Goitom
Sinopse - Em Accra hotspot para a produção cultural Africana. Apresenta a estrela da música franco e andogynous ,Wiyaala , emocionantes motociclistas, os ‘’trickbikers’’,cujas habilidades e estilo tomaram contam dos bairros. Como o artista visual Afrogallonism que exibe performances ao ar livre destacando as questões ambientais.
Classificação – Livre

Titulo - Afripedia SENEGAL – 30 min – África do Sul
Diretor – Teddy Goitom
Sinopse - A casa da música electro pesado conhecido como kuduro. Siga-nos em toda a cidade pulsante de Luanda como nos aprofundarmos na evolução kuduro e conhecer as pessoas de gráficos seu curso.'Afripedia Angola' retrata uma cidade repleta de criatividade e descobre a capital a partir de um ponto de vista alternativo. 
Classificação – Livre

SESSÃO – 21H
Titulo - Morbayassa – 120 min - Guiné-Conakry 
Diretor – Cheick Fantamady Camara
Sinopse - Bella (Fatoumata Diawara), uma jovem e bela cantora guineense, em um cabaré se envolve com uma rede mafiosa. Bella luta contra o cafetão e o meio, mas finalmente consegue ir em busca da filha abandonada. Bella conhece Vanessa (Claire Simba), já adolescente e adotada por um casal em Paris. Como criar um vínculo com aquela criança que nada sabe da mãe africana?
Classificação – 16 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário