segunda-feira, 25 de julho de 2011

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DOS 5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES


Rio de Janeiro passa tocha dos Jogos Mundiais Militares para Mungyeong

Clima de descontração marca a cerimônia de encerramento dos Jogos da Paz no Estádio Olímpico João Havelange

A descontração foi a tônica da cerimônia de encerramento dos 5º Jogos Mundiais Militares, realizada no Estádio Olímpico João Havelange neste domingo. Os mais de cinco mil atletas que ao longo da semana brigaram por medalhas transformaram o adeus à maior edição dos Jogos em uma grande festa no gramado do Engenhão antes do momento mais aguardado da noite: a passagem do fogo simbólico para a cidade de Mungyeong, na Coreia do Sul, que receberá a competição em 2015.

A festa começou com demonstrações aéreas sobre o Engenhão e na sequência Arion, mascote dos Jogos da Paz, entrou em campo para receber os grandes protagonistas do espetáculo. Os atletas fizeram um desfile descontraído sob aplausos do público e o entusiasmo contagiou as arquibancadas do estádio.

Uma das mais animadas durante o desfile, a delegação brasileira tinha motivos de sobra para comemorar: o país obteve seu melhor desempenho na história da competição ao terminar em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 114 conquistadas (45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze), superando a potência China.

"Nós nos preparamos muito bem. Estamos treinando e disputando competições oficiais do CISM há dois anos. O maior legado desses Jogos são nossos atletas, que mesmo sendo muito jovens tiveram disciplina e gana para conquistar bons resultados. Eles estão aptos a ajudar nosso país nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e, quem sabe, de 2016, no Rio", analisou o Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, Presidente da Comissão Desportiva Militar Brasileira (CDMB).

O Presidente do CISM (Conseil International du Sport Militaire), Coronel Hamad Kalkaba Malboum, elogiou a organização dos Jogos da Paz.

"Gostaria de agradecer os membros das esferas políticas e militares do Brasil, aos comitês que ajudaram na organização deste grande evento e aos voluntários", disse o Presidente do CISM. "Espero que a estrutura montada para os Jogos tenha continuidade com o programa de formação de atletas no Brasil. Os Jogos da Paz abriram uma nova era e o Brasil provou que está preparado para organizar grandes eventos. O público também ajudou muito durante os Jogos e entendeu a mensagem de paz que o evento carrega".

O Coordenador Geral do Comitê de Planejamento Operacional (CPO) dos 5º Jogos Mundiais Militares, General-de-Brigada Jamil Megid Júnior, também fez uma análise positiva do evento.

"É uma grande satisfação ver que a integração de nossas esferas possibilitou o sucesso dos Jogos. Mais importante ainda é ver a satisfação do Comitê do CISM com nossa capacidade de organização e nível de competitividade. Nós obtivemos o reconhecimento de todos", disse o Coordenador Geral do CPO.

Um dos pontos mais marcantes da noite foi a exibição de um vídeo com os melhores momentos dos Jogos. Na sequência, o Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, elogiou a organização dos 5º Jogos Mundiais Militares e pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia na Noruega, na última sexta-feira.

"É uma honra para o Brasil sediar uma competição dessa magnitude. Quero agradecer a todos os que trabalharam e se dedicaram aos Jogos da Paz. Lembro aqui o lema do CISM: amizade através do esporte e fair play entre os competidores", disse Jobim. "Levem consigo boas recordações do Brasil".

Em seguida, teve início a cerimônia de passagem dos símbolos dos Jogos do CISM e uma apresentação de grupos culturais da Coreia do Sul, sede dos próximos Jogos. O destaque foi uma demonstração de um grupo de Taekwondo, esporte criado no país.

Os voluntários, peças fundamentais para o funcionamento da engrenagem de qualquer grande evento esportivo, foram homenageados pela organização através de um vídeo com imagens de seu trabalho ao longo da semana.

Na sequência, a apresentadora Glenda Koslowski subiu ao placo do Engenhão e, acompanhada de Arion, comandou uma contagem regressiva que antecedeu o apagamento da pira dos Jogos. A apresentadora então anunciou o início do show de Jorge Benjor, que encerrou a noite em grande estilo.

Fonte:Assessoria de Imprensa dos 5º Jogos Mundiais Militares do CISM - ApproachRoberto Falcão / Eusébio Galvão / Flávia Tavares / Alexandre Bittencourt / Renato Lameiro / Geórgia Infante / Felipe Mussa / Gabriel Branco / Bruno Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário