quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Campo Minado, Cuidado!!!



As explosões de bueiros no Rio de Janeiro que vem acontecendo, já feriram várias pessoas. Todos que andam pelas ruas do Rio estão assustados achando que a cidade virou um campo minado, por onde passam ficam receosos de ir pelos ares, com isso deixando a população e autoridades em alerta.

Diante da falta de preparo as empresas Ceg e Light ficam uma culpando a outra pelas explosões dos bueiros. Esse caso é antigo e a responsabilidade é da falta de manutenção dos equipamentos que com o passar dos anos ficam obsoletos, ninguém verifica o que acontece com fios e os dutos que passam debaixo da cidade, se com o tempo precisam ser trocados e se existe vazamento de gás ou até de água, e o estado de conservação.

Simplesmente é deixado de lado até acontecer uma tragédia e ao invés de resolverem a situação ficam brigando entre si, a prefeitura cobrando multa, e fazendo com que responsáveis paguem pelo erro, mas não levam em consideração que também tem sua parcela de culpa, mas não podemos responsabilizar somente as empresas, a prefeitura também tem sua parcela, pois é responsável pela manutenção do solo onde passam as redes subterrâneas, tem que ter cooperação entre três serviços (Cedae, Ceg, Light).

As explosões dos bueiros mostram o caos da privatização da Light, que foi vendida em 1996. A Light sofre com a falta de manutenção preventiva e de investimento ocorrendo às inúmeras explosões nas ruas da cidade do Rio. A Prefeitura já expediu algumas multas para empresa referente aos danos do patrimônio público e das vias públicas.

Para evitar o que vem acontecendo com os fios das redes subterrâneas, eles tem que ser mapeados e trocados quando necessários, o gás tem que ser canalizado e sempre mantendo um serviço para fiscalizar a distribuição tanto de gás como de energia elétrica.

A manutenção preventiva, e a constante fiscalização, com reais punições, inclusive financeiras, com certeza a probabilidade destas tragédias seriam em menor quantidade. O cidadão comum, não sabe os direitos, nem os deveres, os quais assegurariam melhores condições de sobrevivência.

Quando sabemos o que cobrar, a quem cobrar, o  que temos direito e com  obtenção de resposta efetiva, nos sentimos mais seguros. Nos países desenvolvidos a cidadania é ensinada desde o jardim de infância, quando essa criança se torna adulta sabe cobrar e sabe que será atendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário